Inteligência Artificial Descomplicada para Educadores

Inteligência Artificial Descomplicada para Educadores

inteligencia descomplicada
  • Apresentação
  • Estrutura do Curso
  • Professor Associado

Público-alvo:

EDUCADORES: professores, coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores e mantenedores de escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva até a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O curso é para quem se sente atropelado por mais uma avalanche de novas tecnologias que parecem sobrecarregar com mais complexidade as tarefas já exageradas que um educador tem.

Certificação:

Emitido com aproveitamento mínimo de 70% nas atividades orientadas. A avaliação da aprendizagem será por meio de um diário de bordo individual (entre uma ou duas páginas A4 escritas com 1 a 2 mil caracteres com espaços por módulo) ou dois slides que resumam os principais conceitos tratados em cada módulo.

Objetivos do Curso

  • Conscientizar sobre como a sociedade já é intensamente afetada pelas inteligências artificiais.
  • Demonstrar algumas das razões pelas quais é importante que educadores conheçam mais sobre o que é Inteligência Artificial, seus riscos e promessas para a educação.
  • Explicar quais são os termos mais usados quando se trata da definição de uma Inteligência Artificial.
  • Apresentar práticas que possam demonstrar como usar tecnologias de Inteligência Artificial ainda gratuitas para reduzir o tempo dedicado pelo professor para produzir objetos de aprendizagem e melhorar a qualidade dos recursos didáticos normalmente preparados nas horas atividade fora da sala de aula.
  • Demonstrar caminhos para usar a Inteligência artificial de forma a permitir a formação continuada de educadores, como foco no autodesenvolvimento.

Módulos temáticos e metodologia

O curso é estruturado em 7 módulos temáticos, nos quais vamos trabalhar juntos a Alfabetização em Inteligência Artificial. Em todos os módulos serão disponibilizados:

  • Um trecho do e-book do curso
  • 2 vídeos que abordem o tema.
  • 2 questões para reflexão individual.
  • Materiais para leitura ou vídeos para aprofundamento posterior, não obrigatórios para esse curso, que poderão ser acessados.
  • Um glossário para os termos mais técnicos, sempre com recomendações de vídeos que facilitem a compreensão.
  • Teremos oportunidades quinzenais para atividades síncronas não obrigatórias, nas quartas-feiras, das 20h às 21h, para interação e mediação online.
  • A avaliação da aprendizagem será opcionalmente por meio de um diário de bordo individual (entre uma ou duas páginas A4 escritas com 1 a 2 mil caracteres com espaços por módulo) ou dois slides que resumam os principais conceitos tratados. Caso a opção seja pela avaliação final, teremos 20 questões objetivas.
  • Fórum de discussão para fixação das competências.
  • Certificação automática após a conclusão dos módulos e aprovação na avaliação.
  • A aprendizagem é ativa, reflexiva e aplicada à realidade dos participantes, promovendo a construção de saberes a partir da prática cotidiana.

TABELA DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS POR MÓDULO:

Módulo Habilidades Desenvolvidas Competências Comportamentais
1. O que é Inteligência Artificial? Quais seus impactos, promessas e riscos para a Educação?
Ser capaz de reconhecer a Inteligência Artificial quando se deparar com a tecnologia ou seus produtos.
Em linguagem simples e descomplicada vamos contextualizar essas tecnologias para as escolas brasileiras.
Entender as capacidades e limitações da Inteligência Artificial.
2. Proteção
Compreender o funcionamento da Inteligência Artificial.
Como o educador pode se proteger e à sua família em relação à Inteligência Artificial.
Entender como a Inteligência Artificial deve ser usada.
3. Proteção no trabalho
Ser capaz de explicar claramente como a Inteligência Artificial impacta a sociedade.
Como o educador pode cooperar para que os alunos e suas famílias possam se proteger em relação à Inteligência Artificial?
Orientar o uso da Inteligência Artificial na escola e nas atividades a serem realizadas fora do ambiente escolar.
4. Uso ético e responsável da Inteligência Artificial
Compreender como a Inteligência Artificial deve ser utilizada de maneira ética e responsável.
Cuidados legais, administrativos e pedagógicos que devem ser observados pelos professores e pela escola.
Refletir sobre as implicações sociais e éticas da Inteligência Artificial.
5. Avaliação da aprendizagem
Ser capaz de trabalhar cooperativamente com outros educadores e a Inteligência Artificial na produção de material didático e planejamento do curso ou unidade curricular.
Como usar tecnologias de Inteligência Artificial ainda gratuitas para promover a aprendizagem significativa e a integridade acadêmica.
6. Material didático
Ser capaz de trabalhar cooperativamente com outros educadores e a Inteligência Artificial na produção de material didático e planejamento do curso ou unidade curricular.
Como usar tecnologias de Inteligência Artificial ainda gratuitas para reduzir o tempo dedicado pelo professor para produzir objetos de aprendizagem e melhorar a qualidade dos recursos didáticos normalmente preparados nas horas atividade fora da sala de aula.
7. Autodesenvolvimento
Ser capaz de autorreflexão sobre como utilizar as tecnologias de Inteligência Artificial para aprender mais, à medida da necessidade e interesse pessoal.
Caminhos para usar a Inteligência artificial de forma a permitir a formação continuada de educadores.

O que é Inteligência Artificial? Quais seus impactos, promessas e riscos para a Educação?

  • Ser capaz de reconhecer a Inteligência Artificial quando se deparar com a tecnologia ou seus produtos.
  • Entender as capacidades e limitações da Inteligência Artificial.

Em linguagem simples e descomplicada vamos contextualizar essas tecnologias para as escolas brasileiras.

WhatsApp Image 2025-05-03 at 19.28.46

Professor

Prof. Luciano Sathler

Mini Currículo

Formação Acadêmica

  • Doutorado em Administração pela FEA / USP, campus Butantã. Tese: Governança no Terceiro Setor.
  • Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Dissertação: Sistemas de Informação no Terceiro Setor – um estudo de caso da Pastoral da Criança.
  • Pós-graduação MBA em Gestão e Liderança Universitária pela Inter-American Organization for Higher Education. Realizada presencialmente em Havana, Cuba, e Montreal, Canadá.
  • Pós-graduação MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Bacharelado em Comunicação Social pela PUC Minas.

Experiências Profissionais Selecionadas

  • Membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, onde preside a Comissão Temporária designada para elaborar as normas para a oferta da modalidade de Educação a Distância (EaD), utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica (2023 até o presente).
  • Membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2020-2024).
  • Exerceu cargos de liderança educacional, tanto como diretor de escola quanto reitorias em instituições de ensino superior.
  • Foi o primeiro pró-reitor de Educação a Distância do Brasil (2006)
  • Gerente de Educação Digital, Inteligência Artificial e Cursos Técnicos na Rede Batista de Educação (2025 – até o presente)
  • CEO da CertifikEDU Microcertificações com Blockchain e Inteligência Artificial (www.certifikedu.com.br), pensada para o Ensino Médio, Técnico, Superior e Educação Corporativa.
R$ 94,70

em até 2x sem juros

Compartilhe :

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre o curso e como podemos ajudar e esclarescer suas dúvidas. Estamos aqui para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para o seu futuro profissional.

Inicie o seu aprendizado online

Aprimore suas habilidades
com nossos cursos online

Empresas que já contam com a gente